domingo, 11 de abril de 2010

Entrevista C215

Esse fim de semana no encontro com o Tinho, estavamos comentando sobre o trabalho do C215, e percebi que ainda não havia publicado nada sobre ele! C215, também é parte da lista dos meus artistas preferidos. Segue abaixo entrevista que C215 ou Chris deu para o site Artasty no começo deste ano. (traduzida por mim)
C215 é um código? porque este nome?
C215 corresponde ao meu nome, Chris, mas também pode ser um número de celular que eu poderia ter gastado muito tempo.

De onde você é? Qual seu passado?
Eu sou originalmente de Paris, eu estudei bastante, com duas graduações em história e em arte, e algumas linguas estrangeiras.. eu trabalhava com importação/exportação na área de decoração. Era um pouco demais para mim e eu decidi largar tudo quando minha filha Nina nasceu e me voltei para minha verdadeira paixão.

Como você definiria seu trabalho e o que inspira você?
Eu faço stencil em todos suportes e as ruas são o que eu prefiro. Meus artistas favoritos são os clássicos e nos modernos Pignon Ernest seria minha base. Depois houveram encontros e choques, Carricondo, Swoon e meu amigo Dan23 que eu me tenho pintado bastante nos últimos 2 anos.

Quais são as ferramentas essenciais que você usa para criar seus pieces?
Tudo que eu encontrar.
Eu não tenho nenhuma ferramenta definitiva, eu gosto de construir meu trabalho dependendo do contexto e isto também se aplica as ferramentas que eu uso.


Você vê uma diferença no modo como a arte de rua é percebida na França e no resto da Europa/Mundo?
Cada lugar, cada cidade e pais tem sua própria concepção. Na França "street-art" tem muito pouco crédito, especialmente pelas galerias contemporâneas, mesmo se um grupo de artistas franceses são alguns dos melhores artistas de rua do mundo. Space Invaders, Zevs, JR, L'Atlas e André, são extremamente proeficientes e criam trabalhos realmente originais. Eles expoem no mundo inteiro. Não é o caso de todos... alguns podem continuar tentando ser original para chegar no mesmo nível.

Como você escolhe suas imagens e aonde elas são colocadas nas ruas?
Minhas imagens são o resultado de encontros com modelos e fotografos. Todas significam alguma coisa, os mendigos, os refugiados, os orfãos. Pessoas quebradas, rejeitadas pela sociedade e o capitalismo. Eu coloquei estas imagens em qualquer lugar, nas ruas e em lugares desvalorizados, pixados e portas enferrujadas, com posters caindo, paredes quebradas ou queimadas e algumas lixeiras que eu particularmente gosto.

Você está em alguma crew, você trabalha com outros artistas?
Eu gerencio uma associação fundada por mais de 200 artistas por 2 anos, com um resultado coletivo satisfatório. Esta começando a virar passado e e agora eu me garanti o direito de algum tempo pessoal, tirando um dos meus parceiros mais próximos DAN23 e B do Awake Studio com quem eu vou repintar uma fábica inteira em Strasburgo em Junho. Vai ser algo interessante, para não ser perdido.

O que está para vim nos próximos meses? Shows etc...
Recentemente estive no Brasil em uma exposição chamada Nina Mon'Amour onde fiz retratos da minha filha na Plastik Gallery em São Paulo. Em Maio eu vou me juntar a uma mostra coletiva em Bristol, o tema vai ser "trabalhadores". Em junho eu vou participar de um festival de Stencil em Warsaw. Também em Junho, outro festival chamado graffiti cosmopolita no norte de Paris (Bagnolet), para promover o excelente livro Stencil History X (www.myspace.com/stencilhistoryx) Finalmente em Outubro eu vou estar em Melborne Austrália para um novo show solo. Janeiro vai ser Los Angeles na Charmichael Gallery.





myspace.com/c215
flickr.com/c215
Artasty.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

manifestações